COLÉGIO CÉSAR LATTES

PROPOSTA PEDAGÓGICA 2016

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa
com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio.
E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de
serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas
em amor: intérpretes de sonhos.
"

(Rubem Alves)

Projeto Pedagógico 2016

Nosso Projeto Pedagógico está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, para a promoção de valores humanos e éticos, bem como comprometidos com saberes práticos.

Como metas essenciais destacamos a aprendizagem concreta dos conceitos básicos dos conteúdos, por meio de estratégias motivadoras que levam o aluno a se interessar pelo que está sendo ministrado, inserindo tanto quanto possível na realidade e vivência dos discentes.

Nosso material didático- Sistema COC de Ensino - permite a interdisciplinaridade, além de um Portal COC Educação, via internet, para apoio do aprendizado fora do ambiente escolar, onde além do aluno, a família também tem oportunidade de acompanhar sobre as aulas, conteúdos estudados, tarefas, entre outros assuntos.

Acreditamos que o único caminho para que a escola aborde os conhecimentos é como eles se apresentam na realidade: inter-relacionados, dependentes e sujeitos a uma multicausalidade.

As ações de como conduzir as aulas são personalizadas de acordo com a proposta pedagógica da escola, incluindo aulas teóricas, práticas, extraclasse, seminários, palestras, projetos, feira das nações, excursões direcionadas, atividades e visitas culturais.
Com essa proposta, formaremos cidadãos capazes, com competências e habilidades para enfrentar e tomar decisões frente a qualquer situação concreta.

Educação Infantil:

A educação na primeira infância é um assunto muito sério para o Sistema COC de Ensino. Sabe-se que é desde o nascimento que ocorre o pleno desenvolvimento do cérebro da criança e a determinação de sua capacidade de aprender conteúdos, retê-los e transformá-los em conhecimento no futuro. Uma etapa primordial em que os estímulos aplicados de forma adequada, controlada e planejada garantem as condições ideais para a capacitação das inteligências racional e emocional que acompanharão o aprendiz durante toda a vida. É na infância que encontramos o campo mais propício e fértil para o desenvolvimento psicopedagógico e, por isso, o programa do COC para a Educação Infantil oferece propostas multimetodológicas, alegres e lúdicas, que integram os aspectos cognitivos e sociais, buscando unir a razão, a emoção e a afetividade, além de acolher e orientar a criança nessa fase decisiva.

Além das linguagens de expressão cada série trabalha com materiais que proporcionam desenvolver miniprojetos.

A metodologia pedagógica do COC na Educação Infantil é global e está apoiada nas linguagens de expressão que compõem o material didático: plástica, oral, corporal, matemática e de ciências. O material proporciona aos pequenos a iniciação ao processo de alfabetização e a aquisição de importantes valores que servirão de alicerce na formação de suas personalidades.

Os alunos participarão de oficinas de musicalização e brincadeiras com o corpo.

Em 2016 iniciaremos o projeto LEGO Education, o qual vem para estimular ainda mais a capacidade cognitiva dos alunos desde os 2 anos de idade através de atividades lúdicas dirigidas. O projeto é realizado a partir de situações problema, desenvolvendo competências como vocabulário, criatividade, funções motoras, entre outros.

Ensino Fundamental:

No ensino fundamental de 9 anos, nosso conteúdo é interdisciplinar. O 1º ano do Ensino Fundamental é encarado pelo COC como a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Do 1º ao 5º ano (séries iniciais) se concretiza a alfabetização. Do 6º ao 9º ano visa estimular a consciência reflexiva dos alunos, aprimorando o raciocínio lógico e a capacidade de intervir criticamente na realidade.

Os plantões atuam como recuperação paralela, suprindo dificuldades ou aprofundando os conhecimentos. São oferecidas aos alunos em período contrário, nas disciplinas de português e matemática, conforme necessidade. A implantação de Recursos multimídia somam inovação e interatividade gerando conhecimento, associada a uma proposta pedagógica moderna, focada no desenvolvimento de competências e habilidades exigidas na sociedade atual.

Destacamos que as tarefas de casa são importantíssimas e cobradas diariamente pois favorecem o hábito de estudo, fixação de conteúdos e levantamento de dúvidas.

Para 2016, algumas propostas estão previstas para o Ensino Fundamental: Leituras de paradidáticos, oficinas de musicalização, capoeira, grupo de teatro, treinos de futsal, excursões científicas, culturais e de lazer, saraus, sessões de cinemas dirigidas e grupo musical.

Ainda como componente curricular, em 2016 continuaremos o projeto LEGO Education, com aulas de Educação Tecnológica (até o 5º ano) e iniciação à robótica (do 6º ao 9º ano). É uma proposta inovadora, com atividades multidisciplinares que permitem aos alunos ampliarem seus conhecimentos, desenvolvendo habilidades e características essenciais, como: trabalho em equipe, pesquisa, criatividade, raciocínio lógico, liderança, programação e capacidade de inovação.

Ensino Médio:

O Ensino Médio é dividido em duas fases. Nos dois primeiros anos o aluno recebe fundamentação teórica para que no 3º ano a prioridade seja a preparação para o vestibular, onde é revisado todo o conteúdo dos primeiros anos. As disciplinas de Espanhol, Sociologia e Filosofia já foram incorporadas ao ensino médio.

Neste mesmo segmento, os alunos contam com um portal da educação ágil e dinâmico, com revisão de conteúdos através do site.

Oferecemos um departamento de psicologia e vestibular que dá todo o apoio ao ensino médio nas questões relativas a vestibulares e graduação.

Para o Ensino Médio, com foco no vestibular, serão promovidas atividades como Preparação para o ENEM, Palestras de Orientações sobre vestibulares e visitas em Feiras de Profissões, além de palestras aos pais sobre os mesmos assuntos. Os alunos têm acesso também ao grupo de teatro, grupo musical, excursões científicas, culturais e de lazer, saraus e sessões de cinema dirigidas.

Grade curricular:

Educação Infantil: 25 aulas semanais
1º ano do Ens. Fundamental: 29 aulas semanais
2º ao 5º ano Ens. Fundamental Básico: 30 aulas semanais
6º a 9º ano Ens. Fundamental: 30 aulas semanais
Ensino médio: 33 aulas semanais no 1º ano, 32 aulas semanais no 2º ano e 37 aulas semanais no 3º médio


Sistema de Avaliação:

Ensino médio e de 6º ao 9º ano - Provas semanais: Mensais e Bimestrais
1º e 2º ano fundamental- Provas Bimestrais
3º ao 5º ano fundamental - Semana de provas: Mensais e Bimestrais
Educação Infantil: Relatório de Observação Semestral e Portfólio

Sistema de Recuperação (aulas e provas):

A recuperação será semestral (para alunos com média abaixo de 6,0)
As aulas de recuperação e provas terão horário conforme calendário específico.
Não haverá provas substitutivas ou de faltosos para o aluno em Recuperação.


Sistema de Médias:

As médias serão calculadas somando-se as notas mensais, bimestrais e 3ª nota.
A Média do Semestre será calculada somando-se as Médias Bimestrais e dividindo-se por dois (MS)
A Média Anual será calculada somando-se as Médias Semestrais e dividindo-se por dois. (MA)

Atividades Complementares:

Plantões como Projeto de Recuperação Paralela - 1º a 9º ano do Ensino Fundamental.
Aprofundamento em Redação- fundamental II e médio
Palestras e Projetos previstos- Orientação sobre vestibulares, Cyberbullying e Bullying, Prevenção às Drogas, Reciclagem, Meio Ambiente, Sarau , Participação do Grupo de Teatro no FETEG (Festival de Teatro do Estudante Guaçuano).
Outras atividades poderão ser propostas durante o ano letivo, conforme a necessidade e demanda.

Oficinas:

Educação Infantil: Brincando com o corpo e musicalização;
Ensino Fundamental I: Capoeira, teatro e musicalização;
Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Teatro e grupo musical.

Eventos:

Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia do Pais, Exposição de Projetos, Viagens de Formatura, Cerimônia de Formatura, visam a integração escola/família/sociedade.

Conforme Calendário do Ano Letivo, o colégio realizará diversas excursões pedagógicas e de recreação. As viagens acontecerão mediante autorização dos pais ou responsáveis, não serão obrigatórias e poderão, quando necessário, ser dirigidas apenas a determinados segmentos.

Viagem de Formatura para o 9 º ano e 3º Médio.


Plantões:

Os plantões são fixos para o Ensino Médio e estão inseridos dentro do horário de aulas, proporcionando esclarecimentos ou aprofundamento de dúvidas semanais.

Simulados:

Os alunos participam de simulados bimestrais do 4º ano fundamental ao 3º ano ensino médio, sendo fundamental para desenvolver habilidades para futuros exames vestibulares e concursos. Por esse motivo, a frequência é de extrema importância.

Orientações aos Pais e Alunos

Reunião de pais no início do ano letivo com as informações de horários, regras, materiais, eventos, orientação disciplinar, sistema de notas, entre outros; e entrega do manual do aluno contendo dados sobre estes itens. O atendimento aos pais será através de agendamento com a Direção ou Coordenação, sempre que houver necessidade de tratar de assuntos relacionados com a vida escolar do aluno.


O Material - Sistema COC de Ensino - Estruturado por "Eixos Temáticos":

Educação Infantil é composto por caderno de atividades, bimestal, semestral e anual e portal Coc Educação.

O projeto do material didático do Ensino fundamental do COC é único. Do 1º ao 9º ano, as diferenças acontecem apenas para uma adequação etária. Assim, a linguagem, os tipos de letras e os elementos gráficos, as leituras complementares, e tudo mais, são escolhidos com o pensamento na faixa etária dos alunos.

Desta forma, e dando continuidade ao exposto na apresentação do material de 1º a 5º ano, também de 6º a 9º o material didático apresenta-se por Eixos Temáticos.

Os livros contêm teoria e atividades na sequência.

Devem estar à disposição no ambiente de estudos do aluno, que busca neles aprofundar os conhecimentos nos assuntos estudados.

O Eletrônico apoia e auxilia o professor em sala de aula e apresenta, além do conteúdo do impresso, recursos multimídias muito úteis na compreensão dos conteúdos: Animação, Leitura Complementar, Palavra Explicada, Zoom e Slides.

A parte de Atividades é utilizada diariamente pelo aluno, em todas as aulas. Cada atividade apresenta dois momentos: os Exercícios de Aplicação- são aqueles selecionados pelo professor e devem ser resolvidos em sala de aula. A função desses exercícios é apoiar o aluno na compreensão da teoria e os Exercícios Propostos - são selecionados pelo professor para que o aluno os resolva em casa. São indispensáveis para a fixação dos conteúdos apresentados em sala.

Na Sala LAPCOC os alunos se aprofundam nos conteúdos através de aulas diferenciadas com o uso de recursos tecnológicos tornando as aulas mais interessantes.

Observações Importantes:

Os professores têm total liberdade na utilização das listas de exercícios sugeridos, podendo utilizar todos, uma parte, ou, em situações especiais, optar por uma outra lista de exercícios produzida pelo próprio professor.

Sem perder a sua marca conteudística, as disciplinas do Ensino Fundamental foram reunidas em grupos de estudo com um mesmo eixo temático, o que facilita a multidisciplinaridade, promove a interdisciplinaridade e, em alguns momentos, propicia até mesmo a transdisciplinaridade.

Multidisciplinaridade:

É o nível inferior de integração e ocorre quando, para solucionar um problema, buscam-se informações e ajuda em diferentes disciplinas, sem que tal interação contribua para modificá-las ou enriquecê-las.

Interdisciplinaridade:

É o segundo nível de associação, em que a cooperação entre diferentes disciplinas provoca intercâmbios reais, isto é, existe verdadeira reciprocidade nos intercâmbios e consequentemente, enriquecimentos mútuos. A interdisciplinaridade implica um compromisso de elaboração de um contexto mais geral, no qual cada uma das disciplinas em contato é, por sua vez, modificada e passa a depender claramente uma da outra.

Transdisciplinaridade:

É o nível superior de interdisciplinaridade, em que desaparecem os limites entre as diversas disciplinas e se constitui um sistema total que ultrapassa o plano de relações e interações entre tais disciplinas, ocorre a busca de objetivos comuns e de um ideal de unificação epistemológica e cultural.

Mogi Guaçu, 20 de janeiro de 2016.